Publicado em 26/04/2019 às 11h55 | 526 visualizações | |

Escritora tefeense participa de evento na Áustria - O Brazil meets Gmünd – Festival de Cultura Brasileira 2019

 

 

 

  

A professora e poetisa Marta Cortezão, participou na Áustria, do Brazil meets Gmünd – Festival de Cultura Brasileira 2019. O evento reúne anualmente artistas brasileiros,  especialmente do nordeste e norte do Brasil. Música, dança, pintura, literatura, fotografia, teatro, escultura, artesanato e cultura de modo geral fizeram parte da programação.

Considerada como uma cidade das artes austríaca, Gmünd, em Kärnten, recebeu o Brasil, na forma do festival de cultura brasileira, o “Brazil meets Gmünd” teve como sede do Festival o castelo medieval, Alte Burg.  

O evento, que tem como alvo principal intensificar o intercâmbio cultural entre Brasil e Áustria, é uma iniciativa da Associação Cultural Áustria Brasil (representada por Verônica Shell) e da Associação Acssus (por Geise Perrelet). Tem como meta viabilizar o diálogo com a cultura brasileira, artistas de diversas regiões do Brasil, especialmente do Norte e Nordeste.  

As atividades do festival foram bastante diversificadas e contaram com exposição de artes visuais, oficinas de dança, mostra de biojoias, mesa literária, exibição de documentários, palestra sobre o papel da mulher na sociedade brasileira, palestra sobre tradições indígenas, curso de culinária, programação infantil, apresentações de dança, música ao vivo, dentre outras. 

 

A viagem musical por terras brasileiras, ficou sob o comando de Edmundo Oran, levantador de toadas do Boi Caprichoso e com um dos grupos mais queridos do Rio Grande do Norte, “Família Pádua”, que trouxe aos muros do castelo o melhor do samba, bossa nova, forró e chorinho. 

 

Um dos destaques do festival foi a visita de uma delegação indígena, que levou para o Velho continente os temas “Saberes, Costumes e Tradições" dos povos da Amazônia brasileira. A delegação foi representada pela pajé Iolanda Makuxi (e seu filho Gedeão Makuxi) que falou sobre nutrição e saúde de acordo com as tradições  ancestrais das suas etnias. O Professor Carlos Pavelegini de Medeiros promete nos apresentou uma viagem pelo Vale do Rio Branco e pela história do Estado de Roraima, revelando segredos nunca ainda vistos da antropologia e etnocultura do Povo Makuxi e Wapixana.

Como representante da literatura norteriograndense, o festival apresentou o renomado poeta, escritor e advogado, Diógenes da Cunha Lima, atual presidente da Academia Norteriograndense de Letras. Diógenes falou sobre a conexão histórica entre a família Habsburg e o Brasil e apresentou o documentário sobre o “Baobá do Poeta”, que teria inspirado o autor Saint-Exupéry,  no livro “O pequeno Príncipe”. Como representante da literatura do Norte, a poetisa Marta Cortezão apresentou um pouco da cultura amazônica através de uma viagem poerica pelo seu livro "Banzeiro Manso".

Para os amantes das artes visuais, foram exibidos documentários da cineasta Elisa Salem Herrmann, residente nos Estados Unidos, Francisco Bezerra Dantas Filho e Francisco das Chagas Santos, de Porto do Mangue, RN.

O festival contou com uma exposição de artes plásticas, na sala Lodron, nas dependências do castelo, Alte Burg. Os artistas Daniel Torres, Fabio di Ojuara, Lucas Azevedo, Lennon Lie Oliveira de Farias, Evanil Silva, Frank Bentes, Jander Reis, Ludmila Tardin, Marcos Andruchak, Mathieu Duvignaud, Novenil Barros e Ariel Guerra são os expositores.

O foto-artista Antonius Manso, conhecido como “Delirius Criativus”, e a designer de biojoias, Rafaela de Souza, também compareram pessoalmente e estiveram recebendo os convidados, para falar sobre os seus trabalhos.  

Já as oficinas de dança contemporânea foram ministradas pela bailarina riograndense, Vanessa Oliveira, na sala de ginástica da escola primária de Gmünd. Hpouve também um workshop de pandeiro e outros instrumentos musicais com a Família Pádua. As atividades infantis contaram com pintura corporal, cabra cega, também conhecido como piñata, na língua espanhola, trazido pela artesã mexicana, Mayumi, curso de turbantes e jogos realizadas pela delegação do Amazonas.

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Geral