Curta a nossa página
Tefe
+31°C
11/11 13h51 2018 Você está aqui: Home / Casa de Apoio em Manaus Raifran Brandão Imprimir postagem

Universitários do CEST/UEA ficam em 4° Lugar no I Concurso de Júri Simulado Nacional da Escola de Advocacia - ENA

Os estudantes participaram do júri extra pela Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA, na categoria defesa

 

 

O I Concurso de Júri Simulado Nacional da Escola de Advocacia (ENA) ocorreu no período de 7 a 9 de novembro de 2018, em Brasília/DF. Os Universitários de Tefé ficaram em 4° Lugar na classificação geral.  Os estudantes do curso de direito participaram do júri extra pela Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA de Tefé, na categoria defesa.  A culminância do I Concurso de Júri Simulado Nacional, ocorreu nesta sexta-feira (9), na sede da OAB Nacional, em Brasília. Os grandes vencedores foram os alunos da Faculdade Martha Falcão de Manaus-AM,  que atuaram no papel de acusação. Os estudantes enfrentaram os alunos da Faculdade SEUNE (AL) e obtiveram sucesso na condenação do réu. O segundo lugar ficou com a Faculdade SEUNE (AL).

No individual, três alunos do curso de direito do CEST/UEA de Tefé foram os melhores, 1° Kaike, 2° Wendel e 3° Isaque.

Eles participaram do júri simulado juntamente com estudantes de outros estados do país, como: Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Faculdade Evangélica Raízes – Goiás, Faculdade Martha Falcão – Manaus/Amazonas; Faculdade SEUME – Alagoas; Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Centro Universitário – UNINABUCO – Paulista – Pernambuco e Universidade do Estado do Amazonas – UEA – Campus/Manaus. 

Chaveamento - I Concurso de Júri Simulado Nacional da ENA - 7 a 9 de novembro de 2018 - Brasília/DF

 

Data/hora

Processo

Defesa

Ministério Público

Júri 1

07/11/2018 - 10h00

Processo n. 1

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Faculdade SEUNE - AL

 

 

 

 

 

Júri 2

07/11/2018 - 14h00

Processo n. 2

Faculdade Evangélica Raízes - GO

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

 

 

 

 

 

Júri 3

07/11/2018 - 16:30

Processo n. 3

Faculdade Martha Falcão - AM

Centro Universitário UNINABUCO - Paulista - PE

 

 

 

 

 

Júri
EXTRA

07/11/2018 - 18:30

Substituto 1

Universidade do Estado do Amazonas - UEA/Campus-Tefé

Universidade do Estado do Amazonas - UEA/Campus-Manaus

 

 

 

 

 

Os processos selecionados são de casos concretos já julgados pela Justiça e foram sorteados entre as equipes que tiveram cerca de trinta dias para estudar os casos. Para o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a realização de eventos como este são fundamentais para o preparo adequado dos futuros profissionais da advocacia.

Lamachia também destacou a iniciativa da ENA, que no seu entender, “promove o desenvolvimento do ensino jurídico e uma fundamental aproximação da OAB com as faculdades, universidades, estudantes e estagiários”.

O diretor-geral da ENA, José Alberto Simonetti, afirmou que o intuito do evento “foi colocar a Escola Nacional de Advocacia como parceira das academias de Direito e estimular o ensino. Saímos daqui surpreendidos com a qualidade dos alunos. Esse concurso fica como legado e gostaríamos de ver esse trabalho tendo sequencia dentro da nossa instituição”.

O coordenador pedagógico do Júri, Paulo José Pereira Trindade Júnior, afirmou que o júri simulado cumpriu dois objetivos com grande êxito: aproximar da OAB as faculdades de Direito e estimular os estudantes a aprimorar sua preparação para o ingresso na advocacia.

Sobre a ENA

A ESCOLA NACIONAL DE ADVOCACIA – ENA foi instituída em 17 de agosto de 1999, em Sessão Plenária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com a finalidade geral expressa de traçar a política nacional de formação continuada para o exercício da advocacia, promovendo o aperfeiçoamento dos aspectos técnicos e éticos de sua prática profissional.

Os objetivos específicos da ENA são: construir novos paradigmas jurídicos na esfera do conhecimento, aperfeiçoar as instituições jurídicas através de uma abordagem crítica e interdisciplinar e realizar integração entre as ESAS e de suas ações com os demais órgãos da entidade. O Projeto Didático-Pedagógico da ENA, foi aprovado sem alterações por ocasião da criação da escola, na Sessão Plenária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em 17 de agosto de 1999.

O I Concurso de Júri Simulado Nacional da ENA tem como objetivo reunir as equipes campeãs dos Júris Estaduais e contribuir com o processo de formação, desenvolvendo teoria e prática nos futuros profissionais, com o uso de estratégias de ensino diferenciadas.

Certificados

Aos participantes foram concedidos certificados, perfazendo um total de 15 horas/diárias para efeito de complementação das horas curriculares exigidas nos cursos de direito.

Fonte: http://www.oabdf.org.br e https://portaldomagistrado.com.br

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados