Curta a nossa página
Tefe
+31°C
14/08 16h28 2018 Você está aqui: Home / Geral Marcela Orquiz Mathias Imprimir postagem

Livro que aborda pesquisas do rádio será lançado em Tefé

Por: Augusto Gomes
 
“Cole o seu ouvido nesta obra e poderá ouvir a chegada de novas vozes e ecos ainda distantes...”
 
Pesquisas relacionadas ao uso do rádio como instrumento para a comunicação, educação, movimentos sociais e a tecedura de uma democracia; essa é a temática do livro “Reinvenções do Rádio: Tecnologia, Educação e Participação”, de Guilherme Gitahy de Figueiredo, Núbia Litaiff Moriz e Leni Rodrigues Coelho, que será lançado nesta quinta-feira (16), no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), localizado na estrada do Bexiga, bairro de Jerusalém. O evento tem entrada gratuita.
 
A obra de 14 capítulos aborda temas diversos do rádio, desde programas radiofônicos de avisos para o interior à Rádio Xibé entre o colonialismo e a tecedura de relações de escuta. O autor do capítulo “Programa Radiofônico Avisos para o Interior” Thomas Schwamborn – Filosófo e Diretor da Rádio Rural FM em Tefé, destaca que "é muito gratificante poder colaborar com a obra para a literatura local, principalmente, por se tratar de comunicação e educação".
 
No capítulo oito a obra destaca o tema voltado para “A voz da Universidade: uma voz que se expande através das ondas do Rádio”, de autoria da doutora Núbia L. Moriz e do professor Franklin Pantoja Valério. Já o capítulo nove está voltado às rádios dentro das universidades e, tem como título “Repensando as Rádios Universitárias: perspectivas de interações entre Movimentos Sociais, Rádios Comunitárias e Movimentos de Mídia Livre”, de Doriedson Alves de Almeida - doutor em Educação pelo PPGE - FACED-UFBA, Ednelson Luís e Fábio Gonçalves. O capítulo aborda a temática radiofônica inserida no contexto das universidades. O décimo capítulo destaca “A Rádio Xibé entre o Colonialismo Tecnológico e a Tecedura de relações de relações de escuta”, de autoria do doutor Guilherme Gitahy de Figueiredo e Pedro Pontes de Paula Júnior – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
 
No contexto educacional, a professora Leni R. Coelho traz para o campo do debate e da discussão uma abordagem sobre o MEB - Movimento de Educação de Base.
 
O evento de lançamento vai ocorrer nesta quinta-feira, no centro de convivência do CEST/UEA, após a mesa redonda  “Lugar de Fala e Mídia: construindo outras narrativas”, a partir das 19h.


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.