Curta a nossa página
Tefe
+31°C
04/12 10h59 2017 Você está aqui: Home / Casa de Apoio em Manaus Raifran Brandão Imprimir postagem

Prefeito de Tefé busca ajuda para melhorar a segurança pública em Tefé

 

Um encontro entre autoridades civis e militares marcaram o esforço do prefeito Normando Bessa de Sá em melhorar a segurança pública em Tefé. Em forma de debate e transmitido em cadeia pelas rádios Mel FM, Alternativa e Rádio Rural, no programa Prefeitura em Ação,  o prefeito de Tefé Normando Bessa de Sá, o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General Cristiano Pinto Sampaio, Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Ten Cel Kledemir Araújo da Silva, Delegado da Delegacia Interativa de Tefé, Renato Santos Simões e o Coordenador de Inteligência do município, Itaner Pinheiro Filho discutiram, relataram encaminhamentos e propostas em questões de segurança pública no município.

Durante o programa foram abordadas várias situações e parcerias que podem melhorar a segurança pública em Tefé. Transformar a Agência Fluvial de Tefé em Delegacia e o consequente aumento do efetivo da Marinha, além de trazer para o município a Base Anzol e o natural aumento de policiais federais, foram comentadas pelo General Pinto Sampaio como alternativas para coibir o narcotráfico na cidade - causa comprovada de aumento nos índices de violência em qualquer cidade. O General tem se empenhado no sentido de transformar isso em realidade.

A intolerância ao criminoso e o combate ao crime em qualquer de suas formas foi manifestação ostensiva de todas as autoridades.

A instalação de um Sistema de Monitoramento de Vídeo em pontos estratégicos na cidade é vista como uma das alternativas para aumentar o controle da marginalidade. Durante a Festa da Castanha o sistema foi testado na área do evento e mostrou eficiência.

O aumento da Guarda Municipal é outra demanda para melhorar a segurança. Hoje o efetivo é de 67 homens, mas a prefeitura deverá atingir em curto período de tempo os cem.

Um Sistema Integrado entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e o Exército também está sendo estudado, a sugestão foi do Comandante da PM, Ten Cel Kledemir Araújo.

Com essas parcerias o prefeito Normando está seguro de que o município irá avançar na segurança da população tefeense. “Temos aqui a parceria de autoridades competentes e de instituições comprometidas com a segurança pública. Eu não tenho dúvidas de que dessa relação nascerá grandes frutos para a comunidade”, concluiu.

Base Anzol

A Base Anzol é ocupada 24 horas por polícias e forças militares, no Rio Solimões. O posto central funciona numa balsa, a 40 minutos de barco da sede de Tabatinga, algo em torno de 30 quilômetros de distância. Cinco quilômetros mais adiante fica outra embarcação menor, que funciona como apoio.

O posto de fiscalização controla tudo o que entra pelo rio, faz uma espécie de "pente fino" em barcos, passageiros e bagagens. A ideia é reprimir principalmente o tráfico internacional de entorpecentes, contrabando, exploração ilegal de minérios e controlar o fluxo de estrangeiros no Brasil.

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.