Curta a nossa página
Tefe
+31°C
13/07 14h35 2017 Você está aqui: Home / Geral Raifran Brandão Imprimir postagem

Instituto Mamirauá seleciona estudantes para projetos de iniciação científica

 

Está aberto o edital para o Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) Sênior e Júnior do Instituto Mamirauá, as inscrições vão até o dia 21 de julho. Jovens do município de Tefé (AM), que estejam matriculados na graduação ou no ensino médio podem concorrer às vagas. Os selecionados vão desenvolver pesquisas nas áreas de arqueologia, manejo florestal, manejo de pesca, turismo de base comunitária, ecologia e uso de fauna, entre outros assuntos.

“Estamos buscando alunos interessados. Existem diferentes temas de pesquisa. Os selecionados recebem uma bolsa mensal, que não configura um salário, mas é uma ajuda de custo para que eles se dediquem aos estudos. E todas as pesquisas serão amparadas por um orientador especialista na área, que é um pesquisador do Instituto Mamirauá que vai trabalhar juntamente com o bolsista”, explicou João Paulo Borges Pedro, coordenador do Pibic Júnior.

São 12 vagas, ao todo. Para os projetos do Pibic Sênior, a bolsa oferecida é de R$400,00 e para os projetos de Pibic Júnior, a bolsa é de R$100,00. Os candidatos devem estar regularmente matriculados no Ensino Superior, no caso do Pibic Sênior; e no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, no caso do Pibic Júnior. Precisam ter disponibilidade e dedicar-se às atividades de pesquisa pelo período de 8 a 20 horas semanais durante a vigência da bolsa e preencher as exigências estabelecidas pelo orientador do projeto.

João Paulo destaca que é uma oportunidade para os estudantes de Tefé que pretendem entender e vivenciar a vida de pesquisador. Os jovens trabalham na sede do Instituto Mamirauá e conhecem os pesquisadores da instituição e os projetos de pesquisa desenvolvidos. “É uma oportunidade muito interessante e importante para os alunos de Tefé, por que eles vão ter essa chance de aprender sobre ciência, sobre como a pesquisa se desenvolve, aprender novos assuntos sobre Amazônia e conservação”, completou.

Os estudantes interessados em se candidatarem devem levar à sede do Instituto em Tefé, até o dia 21 de julho, o formulário de Inscrição preenchido, a cópia da identidade e CPF, assim como o currículo e o histórico escolar. O formulário pode ser obtido no site ou na portaria do Instituto e também nas secretarias das escolas de ensino médio do município e da Universidade do Estado do Amazonas (Cest-UEA).

Os projetos de pesquisa, o cronograma do processo seletivo e outras informações podem ser consultados no site do Instituto, pelo link: http://www.mamiraua.org.br/pt-br/pesquisa-e-monitoramento/8-pibic. 

Fonte: Idsm


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.