Curta a nossa página
Tefe
+31°C
11/07 22h16 2017 Você está aqui: Home / Saúde Raifran Brandão Imprimir postagem

Prefeitura do Uarini desenvolve plano de ação na saúde e comemora avanços em seis meses de governo

 

 

 

Em seis meses de governo, o prefeito municipal de Uarini, Antônio Uchoa, PMN, comemora os avanços na área de saúde. Em entrevista com nossa equipe de reportagem, a secretária de saúde, Tosca Juvita Nonato Alves, explicou, em detalhe, o que foi realizado ao longo desses seis meses.

“Iniciamos a gestão estruturando a Farmácia Básica, adquirimos medicamentos, insumos e contratamos um farmacêutico industrial. Agora estamos legalizando a Central de Medicamentos de Uarini. Os pacientes do programa de Saúde Mental recebiam medicação de Tefé, mas desde que assumimos a gestão municipal eles passaram a receber medicamentos 100% custeados pela prefeitura local. Em seis meses já distribuímos medicamentos a 300 pacientes que utilizam em média 90 unidades de comprimidos/mês, perfazendo um total de 540 unidades de produtos farmacêuticos controlados distribuídos, oportunizando o acesso efetivo dos pacientes aos medicamentos”, destacou.

De acordo com a secretária a Implantação do Sistema de Regulação garantiu o atendimento da população aos serviços de média e alta complexidade. “Já encaminhamos para tratamento fora do domicílio – TFD, cerca de 300 pacientes que se submeteram a tomografias, ressonâncias, cirurgias ortopédicas, acompanhamento por cardiologista e endocrinologista”, relatou.

A Implantação da Coordenação de Vigilância Sanitária e a efetivação dos serviços de atendimento com a contratação de médico veterinário foi outro avanço nessa área.

As “Blitz” nos eventos comemorativos para garantir a integridade dos produtos ofertados à população, além das inspeções semanais nos estabelecimentos e a devida apreensão dos produtos impróprios ao consumo humano foi uma estratégia que vem dando mais segurança no tocante a esses produtos e serviços para a população. “Os serviços da Gerência de Endemias que fica responsável pelo controle da Malária, Dengue, Zika e Chikungunya estão a todo vapor com a realização de uma viagem por semana às áreas de risco. Busca ativa de focos de Malária com total de 1059 exames/mês. Já foram realizados três ciclos de trabalho e estamos iniciando o quarto ciclo”, comemora a secretária.

“Na área de saúde preventiva, implantamos o Núcleo de Educação em Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e estamos com atividades preventivas semanais nas áreas carentes da sede do município. Conseguimos alcançar 100% das famílias inscritas no Programa Bolsa-Família, ampliamos o Programa de Endemias com o credenciamento de dez guardas, que torna possível a inclusão de áreas distantes do nosso município. Estamos reformando o Laboratório de Entomologia e implantando o Laboratório de Análise de Água e Análise de Tuberculose e Hanseníase, além de estruturar o programa Telessaúde Redes e já realizamos capacitações. Alguns serviços que eram ocasionais agora são mensais como a USG que está disponível de segunda a sexta e estamos disponibilizando Endoscopia através de convênios”, destacou.

“Hoje temos duas Unidades Básicas de Saúde e concluímos uma Unidade Básica de Saúde Fluvial que entrará em operação no final de Julho de 2017”, destacou.

“Nós encontramos a saúde em uma situação bastante delicada e estamos convictos de que todas as ações desenvolvidas nesse governo já sinalizam o nosso comprometimento e os investimentos no setor saúde”, finalizou,

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.